APQV

Início / Projectos / Formação 

Formação

No âmbito da candidatura à Tipologia de Intervenção 3.05-Capacitação para a Inclusão, financiada pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) e do Programa PT2020, a APQV – Associação Portuguesa da Qualidade de Vida executou seis percursos de formação financiada e certificada em parceria com a entidade formadora, AUGE – Gestão e Auditoria, Lda.

Estes percursos formativos de 300 horas destinaram-se a grupos potencialmente vulneráveis, constituídos nomeadamente por pessoas com baixos rendimentos, desempregados de longa duração e beneficiários do RSI, baixos níveis de qualificação, ex-reclusos, jovens sujeitos a medidas tutelares educativas e cidadãos sujeitos a medidas tutelares executadas na comunidade, sem abrigo, pessoas com comportamentos aditivos e dependências.

 

Percursos Formativos

Apoio Familiar e à Comunidade

OBJETIVOS GERAIS

Prestar cuidados básicos de saúde a indivíduos que por algum motivo apresentam falta de autonomia ou independência; Aplicar e transmitir técnicas de gestão de stress perante aos cuidados diários e sistemáticos e saber agir em diferentes contextos de acordo com as indicações da equipa técnica e dos princípios deontológicos de atuação.

Cuidados humanos básicos

OBJETIVOS GERAIS

Prestar cuidados básicos de saúde que assegurem e promovam o bem-estar físico, psicológico e social da pessoa idosa, no contexto institucional ou domiciliário.

Medidas ativas de emprego

OBJETIVOS GERAIS

Utilizar competências pessoais e profissionais adequadas à procura de emprego; Aplicar técnicas de procura de emprego; Gerir conflitos que surgem no meio laboral; Reconhecer a legislação laboral, bem como a igualdade salarial nos diferentes géneros; Implementar autonomamente ideias de negócios.

Empreendedorismo social e comercial

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver competências pessoais e profissionais imprescindiveis ao empreendedorismo; Aplicar técnicas relacionadas com o atendimento comercial; Gerir conflitos que surgem no meio laboral; Reconhecer as fases existentes no porcesso de organização comercial; Identificar as principais ferramentas para um bom desempenho do papel de atendedor.

Competências sociais em canais de distribuição

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver competências pessoais e sociais imprescindiveis ao processo de distribuição; Aplicar técnicas relacionadas com a fidelização de clientes; Reconhecer a importância do relacionamento interpessoal no contexto laboral; Reconhecer as fases existentes no porcesso de arrumação da mercadoria em armazém; Identificar as principais ferramentas para um bom desempenho no que se refere ao apoio ao cliente.

Competências técnicas na rede social de abastecimentos

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver competências pessoais e sociais imprescindiveis ao processo de abastecimento; Aplicar técnicas de informática relacionadas com o processo de inventário; Reconhecer a importância do relacionamento interpessoal e da igualdade de oportunidades no contexto laboral; Reconhecer as fases existentes no porcesso de arrumação da mercadoria em armazém; Identificar as principais ferramentas para uma boa organização pessoal e gestão do tempo.

Social